Desemprego sobe e atinge mais de 13 milhões de pessoas, diz IBGE

O índice de desemprego no país subiu e chegou aos 12% no trimestre que se encerrou em fevereiro desse ano. Esse número nas estatísticas significa que mais de 13 milhões de pessoas estão sem emprego no Brasil. Esse dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio de uma pesquisa feita.

A taxa de desemprego registrou aumento em relação ao trimestre móvel que se encerrou em janeiro, sendo assim a segunda alta consecutiva após quase 10 trimestres de que vinha em queda esses números. Existe um ponto positivo mesmo com a atual situação, pois houve uma melhora em relação as taxas registrados em igual trimestre móvel de 2017, que passou dos 13%.

O número de pessoas que sofrem com o desemprego no Brasil aumentou para 432 mil em relação ao trimestre que se encerrou em janeiro, quando 12,7 milhões estavam desempregados. Já em comparação ao trimestre igual do ano passado houve queda de 3,1%, quando havia 13,5 milhões de desocupados. Os números preocupam e é um resultado principalmente da crise política vivida no país com tantos escândalos de corrupção.

Ainda segundo a pesquisa do INGE o número de pessoas com carteira assinada nos país atingiu o menor nível desde 2012, sendo cerca de 33 milhões de empregados registrados no trimestre que se encerrou em fevereiro. Vale destacar que esse resultado ficou praticamente de um foram estável em relação ao trimestre anterior, quando eram cerca de 33,2 milhões de pessoas, comparando com o mesmo período de 2017, aconteceu uma queda de 1,8%, oque preocupa economistas sobre esse assunto.

Compartilhe

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *