Assistir á jogos do Brasil na Copa no serviço depende de acordo com patrão

A Copa do Mundo na Rússia está para começar e você já deve estar se planejando sobre como vai acompanhar os jogos do Brasil na competição que começa no dia 17 de junho. Denso que duas das três partidas na fase de grupos a Seleção vai jogar em dias de semana e horários de trabalho, por isso quem tem que trabalhar segundo a Lei terá de entrar em um acordo com o patrão para poder assistir aos jogos seja no serviço ou caso seja liberado.

Segundo as leis trabalhistas do Brasil os dias de partidas da seleção brasileira não são considerados feriados ou algo do tipo. Com essa situação as empresas têm o poder de decidir se liberam os funcionários ou não para assistir aos jogos. No caso de liberação para ir acompanhar em caso existe a possibilidade de compensação posterior de horas, as empresas e os funcionários devem chegar a um acordo sobre o assunto antes que algo seja decidido.

Segundo vários advogados especializados em leis trabalhistas com base na nova legislação, empresas e empregados estão liberados para negociar acordos individuais e compensar as horas perdidas de trabalho na liberação para os jogos. As empresas podem fornecer um local adequado para que seu empregados acompanhem as partidas sem a necessidade de deixarem o serviço. O funcionário está liberado para fazer esse tipo de acerto com seu patrão para compensar o período em outros dias, com isso não há prejuízo e nenhuma das partes.

Sobre a compensação, caso seja essa a alternativa escolhida o ideal é que aconteça no mesmo mês do acontecimento, para que assim não gere banco de horas acumulado e haja alguma confusão futura. Em uma empresa por exemplo de informática anunciou que os funcionários terão a opção de assistir aos jogos no local ou de acompanhar em casa com a família e amigos. Nas duas alternativas oferecidas as horas não trabalhadas serão compensadas posteriormente. O acordo foi feito diretamente entre os funcionários e a empresa, e acordos assim devem ocorrer durante a Copa.

Compartilhe

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *